Quem mora em um condomínio bonito e bem cuidado faz questão de receber amigos e promover eventos. Seja uma pequena reunião entre colegas ou até uma grande festa — são sempre atividades de socialização, e que trazem grande diversão! Quem não gosta, não é mesmo?
Mas é preciso tomar alguns cuidados com seus convidados. Afinal, se existirem excessos, o anfitrião pode arcar com infrações e até mesmo multas aplicadas pelo síndico. Além disso, é bem desagradável receber uma reclamação de algum morador ou colocar o porteiro em uma situação complicada por conta de algum convidado descuidado.
Então, para evitar esses problemas, que tal se prevenir? Acompanhe este texto e conheça 4 passos para receber convidados de maneira adequada no seu condomínio!
1. Oriente seu convidado sobre os procedimentos de segurança
Muitas vezes, quando tem festa no condomínio, sempre há um fluxo de pessoas maior do que o esperado. E isso pode dificultar o controle e causar erros de segurança no local.
Para fugir dessas situações — inclusive com outros condôminos — no momento em que fizer o convite, já deixe claro os procedimentos de segurança.
Fale sobre os horários toleráveis para fazer barulho no condomínio e a importância de se identificar adequadamente na portaria. Também, não deixe de avisar ao síndico ou a portaria sobre o evento.
Avise sobre os procedimentos da portaria
Cada condomínio possui uma maneira de controlar o acesso a suas dependências. Então, busque se informar sobre isso e comunique tudo aos seus convidados.
Avise, por exemplo, que é de praxe o porteiro solicitar algum documento de identificação ou a confirmação com o morador.
Até porque, muitas vezes, alguns convidados se sentem incomodados com a abordagem feita na portaria, gerando um certo constrangimento. Assim, avisando com antecedência sobre o processo de triagem na portaria e o sistema de monitoramento, não haverá situações embaraçosas.
Fale sobre as áreas disponíveis no condomínio
Embora o condomínio conte com áreas comuns, alguns possuem regras restritivas quanto ao uso por parte de convidados. Então dependendo do seu evento, converse com o síndico sobre a possibilidade de utilização dessas áreas.
Caso não seja possível conseguir uma exceção, ou se não for necessário utilizar tais áreas, avise seus convidados sobre as regras. Peça a eles que não transitem, sem necessidade, nos outros espaços do condomínio. Dessa forma, você evita complicações.
Saiba se despedir de seus convidados no condomínio
Quando o evento ou a visita estiver acabando, é sempre comum acontecer aquele papo final. No entanto, evite conversar fora dos limites do condomínio, batendo papo em frente ao portão ou da casa de algum vizinho.
Enfim, essas foram algumas regras fundamentais de como se relacionar com convidados no condomínio.
E vale ainda lembrar que, para que suas visitas sejam ainda mais estimulantes, é interessante preparar também o jardim do condomínio. Afinal, grama aparada e plantas bem cuidadas deixam o lugar com um aspecto ainda mais convidativo para visitas e promoção de eventos!
Fonte: http://blog.condlink.com.br/2017/05/04/entenda-como-voce-deve-receber-seus-convidados-no-condominio/